
Clínica de Ortopedia e Reabilitação Fisioterápica
Av. Boulevard Alvaro Maia, 305, São Geraldo, Manaus-AM.
Fones (92) 3348-2800 /99465-2425
e-mail - clinicaorthofit@gmail.com
O que é a fratura da clavícula?
É a fratura do osso na região superior do peito que está entre o esterno (osso do centro do tórax) e a escápula (lâmina do ombro). Essa fratura é a mais comum das lesões ósseas.
Como ocorre ?
Pode ocorrer de diversas maneiras:
• Queda sobre o braço e mão estendidos,
• Queda sobre o ombro,
• Pancada direta sobre a clavícula.
Quais são os sintomas ?
Dor e edema na região da fratura, impossibilidade de mover o braço e o ombro. Alguns pacientes relatam ter ouvido um estalo na hora da lesão.
Como é diagnosticada ?
O médico examinará a clavícula, procurando por sensibilidade, dor e inchaço. O raio-x mostrará a fratura e, normalmente, é suficiente para fazer o diagnóstico, porém em alguns casos pode ser necessário pedir uma Tomografia Computadorizada.
Como é tratada ?
Essa fratura geralmente não necessita de tratamento cirúrgico. A clavícula pode ser imobilizada na posição "de oito" com uma tala ou um aparelho que mantenha os ombros para trás. Às vezes é necessário usar uma tipóia.
Depois de 2 ou 3 semanas o médico poderá encaminhar o paciente para a fisioterapia.
A recuperação pode levar de 6 a 12 semanas.
Quando retornar ao esporte ou à atividade?
A clavícula deve estar totalmente consolidada antes do retorno ao esporte ou à atividade, para que não ocorram novas fraturas. O paciente deve ser capaz de movimentar o ombro e o braço, sem sentir dor. Antes da liberação para esse retorno, o médico poderá pedir outro Raio-x para confirmar a consolidação óssea.
Como evitar a fratura da clavícula ?
Normalmente é resultado de acidentes inevitáveis.